Sherab o Tibetano

Seguido de uma história do Tibete e do budismo

1959, o Dalai-lama fugiu de Lhasa sob o nariz dos chineses. Sherab, o jovem tibetano de Nyarong, é parte de sua comitiva. Ele viverá esta jornada épica através das altas montanhas do Telhado do Mundo e tentará alcançar a fronteira da Índia apesar dos ataques do exército chinês…

Capítulo 1

 Em Lhasa, é costume o viajante vir a esta capela antes de iniciar a sua viagem

 O menor dos dois chineses põe uma mão no cinto dele à altura da sua pistola. O outro olha em redor com extrema cautela, depois move-se cuidadosamente em direção ao beco escuro. No momento seguinte, volta para trocar algumas palavras com o seu colega de equipa.

Os dois soldados retomaram a sua marcha na rua principal para se misturarem com a multidão ainda numerosa a esta hora tardia. Já passa um pouco das 23h.

Num beco, de baixo de um alpendre, destaca-se uma silhueta. Ela dá alguns passos, vira à esquerda, e desce um lance de es-cadas antes de tomar outro caminho, muito mais animado. Ela de-saparece na praça do mercado. Duzentos metros mais adiante, ela reaparece para entrar em uma passagem discreta e se encontrar em um beco na periferia da cidade, não muito longe do acampamento militar chinês. Agora ela está avançando, ao longo das paredes. Pela luz de uma lâmpada, pode-se ver um homem forte. Ele está carregando um maço.

Este homem caminha ao longo de um parapeito por duzentos ou trezentos metros. Ele se encontra perto de um lago no qual, naquela mesma tarde, duas conchas de morteiro, disparadas pelos chineses, caíram. Isso não fica longe do portão norte de Norbulinka, o Palácio de Verão. Então ele chega a entrada da capela de Mahakala, a deusa guardiã pessoal de Dalai-lama.

Em Lhasa, porque estamos na capital tibetana na noite entre os dias 17 e 18 de março de 1959; em Lhasa, é costume o viajante vir a esta capela antes de iniciar a sua viagem…